terça-feira, 20 de outubro de 2009

Metáfora Floral

Uma flor, do jardim da casa do lado da outra.
Ela vivia numa graminha verde, uma graminha linda e vasta. Era lindo na verdade, a graminha era menino.
Tinha mais um monte de flor por lá. Cada uma mais formosa que a outra, cada uma ainda mais cheirosa. Tinha flor roxa-viva, tinha vermelha-sangue, e laranja-laranja. Tinha rosa desbotada, rosa cor-de-boca, rosa choque. Eram essas as mais desejadas. Se não fosse tão bonita assim, bastava que o cheiro caísse bem. Na verdade, aquelas graminhas adoravam dizer que se atraiam mais pelo cheiro das flores; do que propriamente pela beleza de suas cores. Pura piada! Flor de Lis sabia disso [ela, o protagonista dessa história]. Ela sabia, que naquele jardim, a estética era dominante na conquista. Graminhas lindas, pensava. Lindos, quis dizer. Nada mais que lindos, já que ainda iriam pagar pelo pecado da gula da beleza, da plástica das pétalas, dessa única coisa sobre a qual eles queriam saber. Um dia, pétalas cairiam sobre terra e de nada mais valeriam.Flor de Lis era amarelada. Talvez um pouco sépia, ou até vintage. Envelheceu com o tempo. Estava em frangalhos.Tempo muito pouco foi concebido à vida das flores. Mortas pela brutalidade da mãe natureza, pela mão do homem. Por isso elas tinham de viver. Tinham de aproveitar todo o sol de todos os dias! Tinham de aproveitar toda a água e todo os sais que a mãe terra dava. Tinham que se balançar com a brisa, dançar no vento... Tinham que viver logo. Tinham que vencer barreiras, superar as perdas, atravessar os muros!- E foi nesse momento de reflexão, que flor de Lis viveu. Ei! Ela podia ver através da fresta do cercadinho que circundava seu jardim, o jardim da casa ao lado. Era bonito! Era ainda mais florido, era ainda mais colorido :] Encheu teus olhos de felicidade... Depois de tanto tempo, flor de Lis podia ver coisa diferente, flor de Lis via coisa nova.. Flor de Lis via;...Flor de Lis via;...Flor de Lis via algo que acabara de deixá-la derretida.
Que isso que ouve? Por que a respiração mudou? Porque seus vasos comunicantes nem conseguiam mais se comunicar?Deu pane no sistema? Parecia que ela suava pelo caule, parecia que estava desnuda, era como se a raiz estivesse trêmula.Ela avistara um belo arbusto. Arbusto verde e encatador, no seu canto, cheio de brilho especial. Uma luz entorpecente, um ar de maturidade, totalmente criado em alto contraste. Ainda pequeno, mas notável o suficiente pra ser avistado por mais longe que estivesse.Queria ela uma barreira, para cercar aquela planta linda que conhecera, de forma que ninguém mais a visse. Flor de Lis queria guardá-lo para ela, só para ela, em uma caixinha de cristal, quiçá. Preciosidade, raridade de jardins,especial e motivo para a felicidade dela.Tão longe, tão longe. Assim a desafiava a querer ainda mais. Ela ia chegar lá, não importava como.
Nos últimos dias notou uma coloração diferente, parecia que estava mais viva.Ela tinha mais alegria na folha, mais cor de alegre. Rezou pra que chegasse a ventania. Queria que o vento levasse consigo uma parte dela, e troussesse, por ironia do destino, um pedaço do seu verde arbusto.Assim, ela teria parte dele, e ele, poderia notar sua existência.
Passou de tudo, chuva. Temporal, dilúvio, chuvinha fraca, fina brisa.Chegou o sol, chegou a insolação, chegou sua seca. Ficava desbotadinha, assim.Chegou a ventania. Chegou a bonança, chegou a esperança. A ventania era a única que os podia unir.Dias que doem também. As vezes vento batia tão forte, que seu caule quase se partia. Tinha medo, mas tinha mais vontade que tudo junto.
Bateu o vento. Foi esse que arrancou uma petalazinha. Ela pediu muito para que caísse perto dele. Não foi dessa vez. Bateu o vento de novo, arrancou outra parte. Dessa vez foi longe demais. Outra vez e nem saiu do lugar. Outra vez, outra vez. E a cada hora ela ia perdendo uma petalazinha, e suas forças. Outra vez. Outra... Essa agora a levara. Ela já estava inconsciente, sem noção de rumo. Lá dentro pedia para que ao menos pudesse viver, para vê-lo outra vez.Pura bobagem. Ela apagou.

- Por mais impossível que possa parecer, se cultivadas com carinho, todas as flores têm sete vidas. Mesmo caídas, mortas, secas; se houver um sentimento maior, elas sempre voltam a ver o sol. Flor de Lis pôde ver o sol nascer em formato cardíaco. Ela via agora um coração em tudo da vida, tudo valia mais a pena. Por algum motivo que só o destino pode explicar, ela amanheceu plantada no jardim do vizinho; do lado de seu arbusto amor. Dizem que foi uma tal de vontade que a replantou. Uma tal vontade de ser feliz.
Dizem também no subsolo que a primeira palavra a ser dita foi um oi. Oi típico de flor. Hoje? Fotossintenzam juntos.

[esse texto data de quando houver amor]

Nenhum comentário:

Postar um comentário